Rinoplastia

A rinoplastia é um procedimento cirúrgico que objetiva alterar a forma e a aparência do nariz, proporcionando uma melhora estética e harmonizando o nariz com a face.  A rinoplastia também pode ser realizada em conjunto com a cirurgia funcional do nariz, aproveitando para corrigir desvios septais e hipertrofia de cornetos, melhorando a função respiratória nasal.

A tendência atual ao se realizar uma rinoplastia é a de máxima preservação dos tecidos e estruturas do nariz, promovendo resultados mais consistentes a longo prazo e evitando aquele aspecto artificial de “nariz operado”. Sendo assim, não há um único objetivo estético padrão para todos os casos.

Cada caso é avaliado nas suas particularidades, e são traçados objetivos personalizados, de acordo com o tipo de pele, formato do nariz, e estrutura facial como um todo.

Dúvidas frequentes sobre Rinoplastia

Para quem vai fazer uma rinoplastia e ainda ficou com dúvidas sobre o procedimento, preparei este material para ajudar a esclarecer os pontos mais relevantes.

A duração da rinoplastia depende da complexidade de cada caso. De uma maneira geral, uma rinoplastia aberta dura de três a quatro horas, podendo até levar mais tempo se for um caso mais complexo.

Uma rinoplastia fechada tem, em média, duração entre duas e três horas, podendo até ser mais rápida do que isso em casos mais simples ou em pequenos retoques.

Depende de cada caso. Atualmente a tendência é de cada vez mais se fazer a técnica aberta, pois, apesar de mais trabalhosa e de maior duração, permite uma melhor exposição das estruturas nasais a ser modificadas, o que permite ao cirurgião realizar eventuais correções que não seriam possíveis com a técnica fechada.

Entretanto, a técnica fechada também tem seu espaço, principalmente em casos nos quais não se deseja manipular a ponta nasal, como em casos que necessitem apenas de pequenos ajustes em dorso nasal mas que já tenham uma ponta nasal esteticamente adequada.

Depende da duração da cirurgia, do horário em que foi realizada, de eventual cirurgia funcional associada e de como a cirurgia transcorreu no intraoperatório.

De maneira geral, quando a cirurgia ocorre no período da manhã, a alta hospitalar pode ser no mesmo dia; já quando ocorre no período vespertino e termina no final da tarde, é aconselhável fazer um pernoite no hospital, com tempo suficiente para se recuperar da anestesia.

Sim, há um custo adicional. Pelo fato de a cirurgia ser mais longa do que se fosse apenas funcional, ocorrem custos hospitalares adicionais, como maior tempo de uso da sala cirúrgica e maior utilização de insumos hospitalares (oxigênio, fios de sutura etc).

Também incide um custo adicional referente ao maior tempo de trabalho do médico anestesista. Vale lembrar que estes valores adicionais (hospitalar e anestesista) são menores do que seriam caso a cirurgia fosse realizada de forma inteiramente particular.

Depende da duração da cirurgia, do horário em que foi realizada, de eventual cirurgia funcional associada e de como a cirurgia transcorreu no intraoperatório.

De maneira geral, quando a cirurgia ocorre no período da manhã, a alta hospitalar pode ser no mesmo dia; já quando ocorre no período vespertino e termina no final da tarde, é aconselhável fazer um pernoite no hospital, com tempo suficiente para se recuperar da anestesia.

Esta é uma pergunta muito comum, e que não tem uma resposta que sirva para todos os casos. Depende do quanto de manipulação ocorreu no nariz, da propensão de cada organismo em formar edema e equimose (o aspecto “roxo” na pele) e dos cuidados pós-operatórios (o uso de compressas geladas nos primeiros dias, por exemplo, diminui significativamente o edema e a equimose pós-operatórios).

De maneira geral, o inchaço diminui bastante já nas primeiras semanas. Entretanto, microscopicamente falando, pode durar vários meses para o edema regredir totalmente.

As cirurgias são realizadas no Hospital Baía Sul, centro de referência hospitalar em Florianópolis-SC. Mais informações sobre o tratamento agende uma consulta. 

Nossa preferência é pela anestesia geral endovenosa exclusiva, que proporciona mais conforto para o paciente, já que se trata de um procedimento cirúrgico com várias horas de duração.

Atualmente a anestesia geral é um processo bastante seguro, com baixo índice de complicações. Para maximizar a segurança do paciente, é realizada uma consulta pré-anestésica, na qual o médico anestesista avalia os exames pré-operatórios, histórico familiar e pode tomar medidas preventivas antes ou durante a cirurgia, para que a anestesia transcorra da melhor maneira possível para o paciente.

Hospital Baia Sul

DR GUILHERME GUERRA MÉDICO ESPECIALISTA EM RINOPLASTIA CRM/SC: 14.920 RQE: 7501